Por – J.Franklin
É importante que toda mulher tenha coragem de ser imperfeita para que assim possa suportar as adversidades do dia a dia que expõem a suas limitações e fraquezas.
Hoje em dia é comum que muitas mulheres ou até mesmo você tenha medo de buscar os seus objetivos, pois está esperando o momento certo ou se tornar uma pessoa perfeita para determinada situação.
Por exemplo, se tornar perfeita para vida profissional ou perfeita para um relacionamento.
Esse pensamento impede que você se desenvolva em diversos aspectos da vida, fazendo que não aproveite as oportunidades que aparecem ao seu redor.
Para lhe ajudar a refletir sobre esse tema observe um parágrafo do livro “A Coragem de ser imperfeito” da escritora americana, Brené Brown:
“Quando passamos uma existência inteira esperando até nos tornamos perfeitos para entrar na arena da vida, sacrificamos relacionamentos e oportunidades que podem ser irrecuperáveis, desperdiçamos nosso precioso tempo e viramos as costas para os nossos talentos”.
Pare para pensar por um tempo e analise quantas vezes isso aconteceu na sua vida, quantas vezes você não aproveitou as oportunidades que apareceram na sua vida?
Entretanto, não se culpe por não aproveitá-las porque é comum que as mulheres em geral carregam muitas imposições que são impostas pela sociedade.
Ela cobra que a insegurança e a vulnerabilidade das mulheres fiquem escondidas, pois a mulher precisa o tempo inteiro ser forte, sem defeitos e sem fraquezas.
Porém, todos nós sabemos que isso não é verdade, já que ninguém é perfeito, o ser humano é imperfeito, mas nós podemos utilizar as nossas imperfeições ao nosso favor, começando primeiramente pela a aceitação delas.
Entretanto, para que isso aconteça é preciso ter coragem porque muitas vezes a mulher ao ter consciência das imperfeiçoes acaba focando apenas nas suas vulnerabilidades, tendo assim a sensação que está admitindo a sua fraqueza.
Quando se enxerga a vulnerabilidade como fraqueza a mulher acaba assumindo que os seus sentimentos são fraquezas, o que é muito perigoso, pois limita os seus sonhos, as oportunidades e os seus talentos.
Sendo assim, para evitar que isso aconteça com você é importante que tenha coragem de ser imperfeita. Assim poderá abraçar o amor próprio e mostrar a verdadeira identidade.
Quer saber como ter coragem para assumir a sua personalidade? Conheça algumas dicas.
Dicas para que você tenha coragem de ser imperfeita
As dicas abaixo são conselhos que você deve seguir para que assim possa ter coragem para assumir as suas imperfeições.
- Não tema o julgamento alheio
Para ter autenticidade é preciso ter coragem porque ela exige que você aceite a sua personalidade, as suas falhas e também as vulnerabilidades.
Além disso, você deve ter força para abraçar a si mesma, despegando das comparações e dos paradigmas de quem achamos que deveríamos ser.
Ao fazer isso você terá mais liberdade e plenitude trazendo para o mundo a sua verdadeira personalidade.
- Reserve um tempo para o descanso e para você mesmo
Hoje em dia a mulher precisa aguentar adversidades no seu dia a dia, seja no trabalho, no relacionamento e entre outros ambientes. Com isso, quando ela não consegue dar conta de tudo acaba se frustrando.
Acorda no dia seguinte se programando para fazer as coisas da melhor forma possível.
Diante disso, à ideia de dar uma pausa cada vez mais se torna impensável, como se a mulher não pudesse incluir um momento de descanso na sua rotina.
Se você está sobrecarregada das tarefas do dia a dia faça uma pausa para desconectar de tudo.
Assim poderá descansar e olhar para si mesma e fazer algo que não esteja relacionado às suas responsabilidades, mas sim ao seu prazer pessoal e conforto.
- Tenha resiliência
Para que você tenha coragem de ser imperfeita é fundamental desenvolver a resiliência.
Ela ajuda a fortalecer as suas qualidades pessoais e agir diante dos diversos problemas.
Por isso, você deve adotar um modelo mental com espaço para a visão positiva sobre a vida.
Assim poderá observar melhor as suas emoções que são responsáveis por alimentar os problemas ou que atuam de forma coerente à solução.
- Tenha autocompaixão
É importante que você tenha autocompaixão porque o perfeccionismo e a autocritica acaba se transformando em um círculo vicioso.
Com isso, as pessoas passam a viver na ansiedade de ter uma vida e atos perfeitos.
E essas pessoas ficam tentando se proteger das situações em que colocam o seu defeito ao mundo.
Por causa disso, a compaixão é fundamental para que as pessoas se aceitem como realmente são.
Ao assumir quem somos ficará mais fácil construir uma relação mais saudável como nós mesmo.
Conclusão
Ao conhecer a si mesma e aceitar as suas imperfeições você terá mais coragem para aproveitar as oportunidades, terá mais amor próprio e ficará livre dos próprios julgamentos que passaram a vida impedindo o seu desenvolvimento pessoal.
Deixe um comentário