Por J. Franklin

Relacionamentos abusivos não quer dizer necessariamente sofrer agressões físicas. Isso porque existem outras formas de violência como, por exemplo, violência sexual, psicológicas ou financeiras.
Geralmente elas são sutis em comparação com a agressão física e, por isso, a identificação é mais difícil.
O que acontece é que na maioria das vezes as pessoas acabam permanecendo nessa relação sem conseguir entender o que sofrem.
Isso porque no começo o relacionamento é bem sutil, pois se começasse com agressões com certeza à mulher não iria continuar.
Porém, com o passar do tempo o encanto do início do namoro ou do casamento passa e os primeiros sinais de abuso começam a surgir.
Por isso, é necessário saber identificar se você ou alguém conhecido está sofrendo esse tipo relacionamento.
Para conseguir a fazer isso é importante que você conheça alguns sinais de abuso em relacionamentos.
Sinais de um relacionamento abusivo
Quando a relação entre o casal é abusiva ela apresenta diversos sinais como, por exemplo:
- Excesso de ciúmes
Para começar um dos principias sinais de um relacionamento abusivo é o excesso de ciúmes. Geralmente ele praticado com a desculpa de “amar demais” e ele pode ser usada como ferramenta de controle contra a outra pessoa.
É normal em um relacionamento que a pessoa sinta medo de perder a pessoa amada. Entretanto, se isso virar argumento motivo para ações como invasão de privacidade, agressões ou ofensas, é algo abusivo.
- Controle
O controle é uma ação no relacionamento que começa quando uma pessoa diz o que a outra pode ou não fazer.
Por exemplo, qual roupa pode vestir, para onde pode ir e até, em casos mais graves decidir o trabalho que a outra pessoa pode ter ou não.
- Invasão de privacidade
Mesmo sendo um casal, as pessoas precisam ter a sua individualidade e privacidade. Porém, quando o relacionamento é abusivo é comum que a privacidade não seja respeitada.
O abusador geralmente mexe no celular, rouba senhas, lê e-mails e mensagens e até mesmo instala programas de rastreamento.
Tudo isso acontece em segredo sem que a outra pessoa saiba, e quando essa pratica abusiva é descoberta o abusador costumas dizer: “Quem ama não esconde”.
- Afastamento de outras pessoas
É comum que o abusador exigir que a sua namorada ou esposa se afaste de algumas pessoas como, por exemplo, amigos de infância e até mesmo familiares.
Para justificar esse tipo de abuso é comum utilizar as desculpas como “fulano dá em cima de você” ou “não gosto daquela pessoa”. O fato é que a outra pessoa acaba atendendo e fazendo aquilo que o abusador deseja.
- Chantagem
A chantagem é algo comum em um relacionamento desse tipo e pode acontecer por diversos motivos.
Por exemplo, se a namorada ou esposa não aceitar alguma coisa, o abusador costuma fazer chantagem até conseguir o que deseja.
Seja se fazendo de vítima, ameaçando se matar ou terminar o relacionamento.
- Usar os filhos com forma de chantagem
Em alguns casos quando o casal tem filhos, as coisas são ainda mais complicadas. Geralmente as crianças são usadas como forma de chantagem.
Ao invés de se preocupar com os filhos o abusador usa para conseguir o que quer.
- Exigir relação sexual
Mesmo tendo um relacionamento não são raros os casos de estrupo. Quando a relação sexual é forçada, é estrupo.
Esse tipo de situação nem sempre acontece de forma explícita: não respeitando a vontade da outra pessoa, chantagens ou ameaças também são práticas abusivas.
- Ameaças
Geralmente os relacionamentos abusivos mais avançados e as ameaças se tornam mais comuns.
Elas acontecem de diversas formas como, por exemplo, ameaça de agressão física, tirar dinheiro, sumir como filhos e entre outros.
Nesse tipo de relacionamento as ameaças na maioria das vezes são o principal indicio de agressão.
Conclusão
A identificação de relacionamentos abusivos é algo complicado porque existem diversos sinais que na maioria das vezes são confundidos com manifestações de carinho ou afeto.
As pessoas que estão observando de longe conseguem identificar esse problema com mais facilidade, diferente da pessoa envolvida no relacionamento.
Por isso, se você está em relacionamento é importante parar um pouco para refletir sobre ele para que possa identificar algum sinal abusivo.
Deixe um comentário